Sobre

Marco Antonio Xavier

 

Marco se tornou uma referência quando o assunto é redução de stress , ansiedade e melhoria de qualidade de vida. Após muitos anos como executivo e empresário trabalhando em grandes empresas nacionais e multinacionais o stress bateu forte, eram noites sem dormir, remédios de todos os tipos, perda de concentração e num dado momento viu sua vida desabando.

Foi aí que uma amiga recomendou “ Não quer tentar a meditação?”

Em 2014, ainda muito cético, ele sentou pela primeira vez em uma almofada de meditação, ouviu suas primeiras instruções e pôde perceber a diferença e a sorte de contar com um mestre de meditação qualificado.

Ele ainda estava com aquelas tradicionais dúvidas de como esvaziar a mente, como fazer os pensamentos pararem e tantas outras que afastam as pessoas das práticas, quando ouviu a história do Chá.

“Imagine que sua mente é uma xícara de água quente e que a experiência de meditação seja como um saquinho de chá, se conseguirmos manter o saquinho em contato com a água por algum tempo, ambos se misturam e teremos o que chamamos de chá, mas mesmo que, no início, o saquinho só fique mergulhado por poucos segundos, a água já não será a mesma, certo?” E assim é a nossa mente, mesmo que com uma pequena experiência inicial em meditação ela já sofrerá alterações e não será a mesma.

E assim Marco passou a estudar e praticar com energia e regularidade, promovendo uma verdadeira transformação em sua vida, a partir daí foram diversos cursos, retiros e treinamentos no Brasil e no exterior, passou a dar aulas básicas e avançadas, orientando e aconselhando seus alunos com muita dedicação.

Ao longo deste processo algumas coisas o intrigavam, uma delas era de quais seriam as razões pelas quais as pessoas ainda não tinham descoberto este caminho tão simples, prático e barato de ter saúde mental, concentração e felicidade. Foi aí que constatou que muitas pessoas ainda viam a meditação como algo místico, religioso e espiritual e ficavam com medo de terem que alterar suas crenças e convicções religiosas.

Foi aí que houve a opção pelo aprofundamento em Neurociências do Comportamento Humano e pelas diversas pesquisas científicas sobre os benefícios da meditação em nossa mente e corpo. Assim Marco iniciou o desenvolvimento de uma metodologia que contemplava a sabedoria milenar oriental com o que há de mais moderno em pesquisas científicas e demais técnicas contemplativas. Uma nova fase estava então dando início, eram palestras, cursos e muitos fóruns de debates sobre o tema, o curioso é que ao final de cada encontro, os participantes, animados com o novo conhecimento, sempre perguntavam “Está bem professor, entendi tudo mas, e agora? O que eu faço? Por onde eu começo?”

Cada pessoa é um universo, cada momento é um milagre, saber ajudar as pessoas a promoverem mudanças duradouras de hábitos e qualidade de vida é uma habilidade que envolve arte, sabedoria e ciência, foi então, após muitas buscas, que o Marco foi se capacitar nos Estados Unidos como especialista em saúde e bem estar.

“Ao longo desta jornada me deparei com muita coisa maravilhosa, com curas de doenças, com mudanças profissionais, com resiliência a sofrimentos extremos, melhoria de sono, mais saúde e energia mas o que mais me empolga é ver pessoas felizes e plenas o tempo todo.”